Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade e os Termos e Condições Gerais
OKPrograma + Saúde: conheça as vantagens através do testemunho de um dos primeiros beneficiários
Manuel Matos Dias, tem 80 anos, trabalhou na Portugal Telecom, hoje Altice Portugal, e foi um dos primeiros beneficiários do Programa + Saúde, disponibilizado pela Altice Cuidados de Saúde. Saiba de que forma esta iniciativa melhorou a sua vida, num testemunho partilhado com a equipa da myaltice.
O Programa + Saúde. Teve início em janeiro de 2013, tendo sido antecedido por uma fase piloto entre junho e dezembro de 2012. O objetivo? Acompanhar beneficiários com patologia cardíaca, pulmonar, diabetes e AVC e ensinar-lhes a viver com a doença, geri-la de forma eficiente e promover ganhos na qualidade de vida.
O programa é gratuito e destina-se a beneficiários do Plano de Saúde Clássico. É constituído por uma equipa multidisciplinar (médico, enfermeiros e psicólogo) que se reúne, regularmente, para discussão do plano de intervenção mais adequado para cada beneficiário. Um dos seus fatores de diferenciação passa por ter na sua base um acompanhamento personalizado, periódico, de aconselhamento e educação para a saúde.
Beneficiário do Programa + Saúde. Manuel Matos Dias tem 80 anos, trabalhou na Altice Portugal, na altura ainda Portugal Telecom, e foi um dos primeiros colaboradores da empresa a tornar-se beneficiário do Programa + Saúde. Dentro da empresa assumiu, entre outros, o cargo de Diretor dos Serviços de Saúde Ocupacional, Coordenador de Projetos dos Serviços Centrais de Saúde Ocupacional; foi Responsável pelo Desenvolvimento de Estruturas, no âmbito do Gabinete Central de Organização, e Diretor da Direção dos Serviços Administrativos do Conselho de Administração dos CTT, Vogal da Comissão Diretiva do Instituto de Saúde Ocupacional. Também fez parte dos Quadros Chave e Excelência Organizacional e da Direção de Recursos Humanos da empresa. Posteriormente, trabalhou nas Comunicações Nacionais, desde a sua criação em 1993 até à sua extinção em 1995, e na Comissão Instaladora da Fundação das Comunicações, em 1996 e 1997.
Adesão ao programa. A lacuna sentida no acompanhamento disponibilizado nos Serviços de Saúde o que motivou o ex-colaborador Manuel Matos Dias a aceitar o convite para fazer parte do Programa + Saúde, em 2012. “Os Centros de Saúde disponibilizam um acompanhamento médico momentâneo, de 10 ou 15 minutos, enquanto este programa oferece um serviço de acompanhamento próximo, continuado e personalizado para cada paciente”, começou por dizer.
Após ter mostrado vontade em aderir ao programa, Manuel Matos Dias fez uma entrevista inicial para um levantamento do seu historial clínico, social e familiar, por forma a que uma equipa multidisciplinar da Altice Cuidados de Saúde (ACS) pudesse elaborar um plano de atuação/acompanhamento de acordo com as suas necessidades. E foi assim que Manuel Matos Dias se tornou um dos primeiros beneficiários do programa.
Acompanhamento único. Depois dos primeiros passos dados, a equipa da ACS iniciou o processo de acompanhamento do beneficiário, efetuando contactos – presenciais e à distância - com periodicidade definida de acordo com a monitorização e evolução do seu estado de saúde. "Através deste programa não existe um desvinculo entre o profissional de saúde e o paciente, como acontece normalmente noutros serviços de saúde. Através deste programa, é o próprio Serviço de Saúde que nos contacta para saber qual é o nosso estado de saúde ou para nos relembrar que temos uma consulta ou um exame médico marcado. Desde que aderi ao programa, sinto que existe sempre alguém preocupado comigo, que nunca se esquecem de mim”, revelou.
Joana Freitas (Enfermeira), Rita Gaspar (Enfermeira), Dr.ª Eugénia Isidoro (Médica), Constança Alves (Enfermeira) Marina Marques (Enfermeira) e Ana Caeiro (Psicóloga) fazem parte da equipa multidisciplinar ACS
Equipa clínica excecional. Entre outras vantagens, Manuel Matos Dias destaca a disponibilidade e a dedicação da equipa clínica da ACS num acompanhamento que já conta com 10 anos. “Só tenho coisas boas a dizer sobre a equipa da ACS. Têm-me recebido sempre muito bem e esclarecem todas as minhas dúvidas. Por vezes, desloco-me até à ACS mesmo que não tenha qualquer necessidade médica. Gosto de ir cumprimentar e de estar com as pessoas que me contactam, porque já existe uma estima por elas”, confessou.
Joana Freitas, Operações de Saúde ACS
“Acompanhar o Sr. Manuel, nos últimos 10 anos, tem sido muito gratificante. Já partilhámos fases difíceis e importantes vitórias na sua saúde".
Ana Caeiro, Psicóloga da ACS
"Vemos o doente como um todo. A especialidade de Psicologia tem uma função reguladora, contribui para a aceitação da doença crónica e promove comportamentos adequados".
Marina Marques, Enfermeira ACS
“A proximidade com o doente e a monitorização regular, permite obter ganhos em saúde e, consequentemente aumentar a qualidade de vida do mesmo”.
Mais saúde, mais vida. Por último, Manuel Matos Dias fez saber que o Programa + Saúde melhora efetivamente a qualidade de vida dos seus beneficiários. “Através do Programa + Saúde é possível antecipar diagnósticos e até mesmo evitar problemas de saúde. Sentimo-nos acompanhados e cuidados por profissionais preocupados, o que permite que as pessoas não se desleixem em relação à sua saúde – e que tantas vezes acontece por falta de conhecimento ou acompanhamento”, concluiu.
Saiba mais sobre o Programa + Saúde aqui